domingo, 27 de junho de 2010

Educação musical transforma



Não há como negar a importância que a música tem em nossas vidas, seja no nível consciente, seja no inconsciente. Mas qual seria o seu poder de transformação do aprendizado musical, até mesmo de ampliação de nossos potenciais?
Nosso cérebro vai literalmente se expandindo com suas sinapses e tornando?nos mais e mais capazes de ser, fazer e transformar a nós mesmos e ao mundo. Este potencial desenvolvido também traz equilíbrio para quem está envolvido nesse processo de aprendizagem musical.
Quem convive diariamente com crianças e adolescentes que estudam música, tocando, cantando, improvisando e lendo partituras, observa que aquele que era agitado se torna mais calmo e concentrado. E o mais importante de tudo: torna-se uma pessoa mais feliz!
Os projetos sociais e educacionais em todo o mundo que envolvem a aprendizagem musical não negam esta afirmação: "A educação musical transforma!"
* Existem cursos de música especializados para mamães e bebês no Brasil.
* Em casa, converse muito e cante de frente para os filhos(para que visualizem a boca).
* Coloque músicas mais lentas e com sons agudos antes do sono do bebê e faça com massagens pelo seu corpinho (vá nomeando as partes do corpo que estão sendo massageadas).
* Maracás, chocalhos, tambores e xilofones são encontrados também em lojas de brinquedos e podem ser utilizados.
* Assista DVDs musicais ao lado dos filhos e vá conversando e provocando o raciocínio lógico.
* Existem métodos que iniciam a aprendizagem intrumental nesta faixa etária, como violino.
* Grave suas vozes, utilize microfone para ampliar e valorizar a fala e o canto com articulação corretas.
* A criança pode estudar música com um intrumento musical já escolhido.
* Profissionais com produção variada e de qualidade para crianças: Bia Bedran, MPBaby, Superbebê-música, Palavra Cantada, Thelma Chan e Toquinho.
* Devem ser expostos a música de qualidade. Leve-os a concertos e shows regularmente. Ter em casa CDs e DVDs com repertório variado, inclusive com música instrumental e clássicos.
Sobre o autor: Nydia Monteiro
Educadora Musical e musicoterapeuta.Pós-graduada em musicoterapia, atende em Teresina e é presidente da Associação de Musicoterapia do Piauí (AMT-PI).





Um comentário:

  1. Maria do Carmo....
    lindo o seu blog!!!
    Muito charmoso... e com dicas incriveis!!!
    Continue nos trazendo novas informaçoes para educação de nossos filhos...Afinal somos maes perdidas num tempo de correria e muitos afazeres que nos limitam a atenção de nossos filhos, e assim podemos dar a eles momentos de qualidade para um maior aprendizado, e para que cresçam emocionalmente saudaveis.
    Adriana Aboud

    ResponderExcluir