quarta-feira, 29 de dezembro de 2010

Noticias

Portugal: Mais de 4 mil «presentes solidários» no Natal 2010
Data: 29/12/2010
Lisboa, 29 dez (SIR) - A campanha de Natal «Presentes Solidários», da Fundação Evangelização e Culturas (FEC), recolheu até agora mais de quatro mil ofertas que se destinam a apoiar projetos de desenvolvimento no mundo lusófono. Ao comprar um presente solidário, o dinheiro será entregue aos diversos parceiros da FEC no terreno: Irmãs Doroteias (Angola), Cáritas de Cabo Verde, Comissão Interdiocesana de Educação e Ensino da Guiné-Bissau, Missionários da Consolata (Moçambique e Brasil), Ordem dos Frades Menores Capuchinhos (Timor-Leste) e Associação Mãos Unidas (São Tomé e Príncipe). Mais educação para Angola, Brasil e Guiné-Bissau, o desenvolvimento agrícola em Cabo Verde e Timor-Leste, o apoio à terceira idade em São Tomé e Príncipe e para recém-nascidos em Moçambique são alvos essenciais da campanha natalícia, que decorre até dia 6 de Janeiro de 2011. A FEC reserva ainda um dos presentes para a formação dos voluntários portugueses que, todos os anos, partem em missão para países em desenvolvimento. A campanha, que decorre pelo quarto ano consecutivo, enquadra-se nos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, assumidos pelas Nações Unidas. Fernanda Freitas, coordenadora em Portugal do Ano Europeu do Voluntariado, em 2011, é uma das figuras públicas que apadrinham a Campanha, neste caso a “Bolsa de Voluntariado”. “Todos os voluntários merecem ter esta formação”, assinala. Os vídeos com todos os “padrinhos” e outras informações sobre os presentes estão disponíveis em www.presentessolidarios.pt A Fundação Evangelização e Culturas é uma Organização Não Governamental para o Desenvolvimento (ONGD), instituída pela Igreja Católica em Portugal (Conferência Episcopal e Institutos Religiosos). Tem como missão “fomentar, potencializar e coordenar as vontades e os meios da Igreja portuguesa no seu relacionamento e cooperação com os países lusófonos”. A FEC surgiu em 1990, como fruto das celebrações dos 500 anos da Evangelização das Igrejas Lusófonas.

Fonte:CATÓLICOS.COM.BR


Rompa com a mentira no seu relacionamento

Você pode imaginar quão difícil é uma ruptura num relacionamento. É só olhar como as separações são doloridas e deixam marcas profundas nos cônjuges e nos filhos. Muitas dessas separações conjugais são frutos do pecado que casais acabam vivendo a dois: situações de mentira, desregramentos, afastamento de Deus, agressividade; desrespeito; palavras de ofensa um para com o outro e assim por diante.
É preciso romper com o pecado e não romper com o relacionamento. O pecado precisa ser extirpado da nossa relação. Tudo que corrompe aquilo que Deus criou por amor não pode mais fazer parte de nossa vida. Vejo que o pecado mais sutil e o que mais destrói matrimônios é a mentira. Mentir, enganar o outro ou até omitir alguma coisa pode custar caro, porque fere a dignidade da outra pessoa e põe em risco a confiança e a fidelidade. Escolher o caminho de não falar a verdade, mesmo que seja em pequenas coisas, é escolher pela traição da confiança que o cônjuge depositou em você. Isso mesmo! A mentira já é traição!
Jesus disse: "E a verdade vos libertará" (cf. João 8,32b). E é nesta perpectiva que os nossos relacionamentos podem amadurecer e tornar-se fecundos: quando uma pessoa pode confiar na outra, certa de que o (a) outro (a) está sempre lhe dizendo a verdade, que nada ficando às escuras, escondido, porque isso não é bom.
Para isso o primeiro passo é se decidir pela verdade, pela sua verdade, pois é nela que Deus pode agir e que as coisas vão tomando o rumo certo e se contrói uma vida feliz.
Fica a dica de hoje: rompa com o pecado da mentira no seu relacionamento. Decida-se por falar e viver sempre a partir da verdade, na luz, na graça de Deus.
Que o Senhor o abençoe neste propósito!


Diácono Paulo Lourenço
Fonte:cancaonova.com



Os Dois Religiosos Franciscanos

A chronica franciscana narra um facto prodigioso que se deu na cidade de Gaeta.
Não havendo mais pão no convento, receberam dois irmãos leigos ordens do superior para que fossem á cidade pedir esmolas.
Os dos irmãos obedeceram de boa mente. Sendo um dia de grande indulgência, tencionavam voltar ainda á hora da Missa, para commungar com a comunidade, pois se haviam preparado com especial exercícios.
Dedicaram-se com todo esmero em angariar esmolas, mas, quando voltaram, as solennidades estavam terminadas e o santíssimo já havia sido recolhido ao tabernaculo; passára-se o tempo de commungar.
Enquanto a communidade foi ao refeitório almoçar, os dois irmãos deixaram-se ficar na Igreja, bem tristes, por terem perdido a Santa Communhão. Estando ambos, ainda tomados de tristeza, viram, de repente, diante da porta do monumento em que estava guardado o Santíssimo , que se achegou a eles e disse: -“ Eu sou o vosso Mestre e Senhor, o vosso ardente desejo de me receber na santa Communhão me é summamente agradável. Quero recompensar a vossa boa vontade.”
E logo em seguida, deu a cada um, uma partícula da Ssanta Hhóstia que se guardava no monummento, afastando-se imediatamente.
Deixou, porém, o signal de suas pegadas estampadas no pavimento, para perpetuar este admirável prodígio.
Ainda hoje, se visitam estes signais com grande veneração; estão rodeados e defendidos por grades artisticamente lavradas.
É mais um atestado da infinita bondade de nosso Senhor.

----------------
Extraído do livro da Ed. Vozes: Leituras Eucharisticas de 1935 - Frei Mariano Wentzen Cedido pela dileta amiga de Caxambu - MG, Geraldinha Maia.
Colaboração de Abel e Maria de Lourdes Salles e Passos – São Francisco - Niterói – RJ
47–Os Dois Religiosos Franciscanos(pág 274)